sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Semana do Basquete

Muito se tem pra escrever quando muito se vive ou quando muito se sente. Esta semana as duas coisas ocorreram comigo, portanto registro-as aqui, no melhor espaço para eternizar nossas boas memórias. A primeira coisa a fazer quando se está num grande concerto é cumprimentar o maestro. Dirijo então minhas saudações ao mestre Ald César, que orquestrou aquela que será lembrada como a semana do basquete escolar em São Sebastião. Incansável promotor e incentivador do esporte em nossa cidade, não o faz com canetadas nem atrás do balcão. Ele está lá, sempre à frente das tropas de Nova Betânia, que ano após ano invadem a cidade de São Sebastião para conquistar medalhas e troféus e levá-los para Zona Bucólica onde fica sua agradável escola. Nova Betânia é a escola que mais participou e conquistou troféus nos Jogos Escolares de São Sebastião. Em todos os esportes, eles são os grandes adversários a abater. Não é exagero dizer que sem eles, os JESS minguariam rapidamente até desaparecer. Como não exagerará quem disser que, se todas as escolas fizessem o que faz Nova Betânia, sob a liderança do professor de Educação Física Ald César, o Brasil estaria no topo da lista dos medalhistas olímpicos.
Pois bem, adivinhem só quem o maestro trouxe para tocar as primeiras notas do Concerto desta semana???? Não sabem....??? Tcham, tcham, tcham.... Olhem só:


Sim, é ele. O cara. Alex Garcia, melhor jogador do time de Brasília e do NBB. Ala armador de nossa seleção. Ladeando-o estou eu, prof. Thiago, que escrevo estas mal traçadas linhas... Nossa Escola foi convidada para a preleção inicial que Nova Betânia promove todos os anos antes dos JESS. É uma semana para sensibilizar os alunos. Fomos convidados em reconhecimento ao nosso pioneirismo no basquete escolar em São Sebastião. Os momentos foram inesquecíveis. Abaixo, o preletor fala a uma escola ansiosa e enfeitada de acordo para a ocasião.

 Alex fala, mas também teve de responder a perguntas previamente elaboradas pelos estudantes.
 Assédio geral.
Às vezes, duas mãos não bastam para assinar.

Nós também tietamos, né?! Olhem aí o Marcus Vinícius e o Ian. E abaixo, o Maycon.


 E quer saber do melhor? Depois de falar, autografar e posar, nós chamamos o cara e fomos.............................................. jogar.

 Primeiro, Alex jogou no time infantil de Nova Betânia, contra o time infanto-juvenil também de lá. Depois nós entramos. Sem uniforme, sem pretensões... apenas um time de alunos do São José e do São Francisco, realizando o sonho de enfrentar o ídolo que ajudava Nova Betânia.
A única ajuda que os meninos do nosso São José tiveram, foi a minha... Ai, Ai, Ai... O que importa é que eu também estava lá realizando um sonho.

Por falar em sonho, olha o nosso gigante Seabra, pulando pra dar toco no Alex...

 Tá bom, Alex, temos que admitir, você é melhor...


Mas devagar, devagar, a gente chega lá...

Duvida? Vamos falar do resto da semana... Nossa Escola, sim o velho CEF São José, berço e casa dos Knights, recebeu este ano o campeonato de basquete dos JESS. Quem foi, presenciou belos e memoráveis momentos de intensa amizade, união, camaradagem, tensão e acima de tudo, espírito esportivo. Nossa escola ficou com a prata da casa. Aliás, 3 pratas, nas categorias masculino infantil e feminino infanto e infantil. O que ficará desta semana, para o futuro? Em primeiro lugar, a chama do amor ao basquete se fortaleceu em várias escolas, o que permite a nossa comunidade sonhar com uma participação marcante nos próximos Jogos Escolares do Distrito Federal. Em segundo lugar eu, gostaria de ressaltar o ressurgimento do interesse feminino pelo basquete no São José. Nossas meninas ainda engatinham...


Mas tudo indica que, em breve, reerguidas, caminharão entre as grandes.


Em terceiro lugar, o último jogo. Chicão contra Nova Betânia. Pelo quarto ano seguido, a velha rivalidade nas finais dos JESS. Parece até que Betânia vêm todo ano do interior para namorar com Francisco, sob os auspícios de São José. Ambos os times mostraram que têm capacidade para brigar com os grandes no JEDF. O jogo foi tenso e disputado até o último segundo da prorrogação. Foi, em verdade, o melhor jogo dos JESS de todos os tempos. 


A emoção tomou conta da torcida. Ora se ouviam gritos a favor de Nova Betânia, ora cantavam para embalar a suada vitória do São Francisco.


Na memória, ficará a luta incansável de Iago que se entregou de corpo e alma ao time do São Francisco, ora atacando, ora defendendo com a faca no dente, até sua expulsão no último quarto. Os passes inteligentes entre Ian e Zuhewer. Pelo Nova Betânia, quem poderá esquecer o drible de Thales, os passes de Willian e a enterrada de Caíque, que pareceu sepultar a partida no final do último quarto, abrindo 6 pontos de vantagem para seu time. No finalzinho, sem outra opção, Ian, do Chicão, resolveu chutar uma de 3. Caiu. Na saída do Nova Betânia para o ataque, a bola foi interceptada e voltou às mãos de Ian. Outra de 3 pontos atravessa a rede. Prorrogação. Animado, pelo súbito empate, o São Francisco volta para arrebatar de vez a partida das mãos do aguerrido e organizado time de Nova Betânia. São Francisco tetracampeão dos JESS. Ano que vem, os meninos de Nova Betânia vão cursar o Ensino Médio no CED São Francisco. O que pareceu para Ald César o fim de suas pretensões na categoria infanto masculino dos JESS, pode se tornar para seus alunos o início do melhor time escolar de basquete de São Sebastião em todos os tempos. A semente morre para germinar. Restará ao semeador apreciar o belo desenvolvimento de sua seara em terras urbanas. Parabéns Ald César. Salve o futuro time do Chicão.








6 comentários:

  1. Perfeito, Tiago... o basquetebol de SS agradece. Abração!

    ResponderExcluir
  2. nossa professor,mi emocionei lendo... fico muito feliz de ter passado 2 anos jogando no seu time! vc mi ensinou a gostar do basquete,si n fosse vc eu não tinha chegado no vizinhança,por que tudo que eu sabia vc tinha mi ensinado... espero chegar nos times profissionais,nos lugares mais altos que um jogador pode chegar... mais sempre vou lembra "aquele carequinha apostou em mim antes de todo mundo!" vlw Thiago!

    ResponderExcluir
  3. Nossa e tão emocionante ler essas coisas, fechar os olhos e lembrar da minha época de basquete no São José. Lembrar da evolução da galerinha, das gerações que passaram e que ainda vão passar pela quadra do São José!

    Muito obrigado Thiago por ter me proporcionado tantos momentos bons que vou levar na lembrança por muito tempo !

    ResponderExcluir
  4. O texto ficou incrível... Legal demais!
    Os benefícios do esporte são vários, como o aumento da auto-estima, o comprometimento, a disciplina, a responsabilidade, a tolerância as frustrações, além dos benefícios para saúde física..

    Parabéns pela iniciativa! E parabéns aos meninos pelo show que deram!!

    Prof. Ana Paula

    ResponderExcluir
  5. Valeu AldCésar ("dai a César o que é de César"), Pablo, Marcus, Ana Paula. Melhor que escrever, foi VIVER estes momentos com vocês!

    ResponderExcluir
  6. Valeu AldCésar ("dai a César o que é de César"), Pablo, Marcus, Ana Paula. Melhor que escrever, foi VIVER estes momentos com vocês!

    ResponderExcluir